Encontros tiveram como objetivo acolher o grupo e organizar o trabalho pedagógico para o ano letivo de 2023

Publicado em 17 de março de 2023

Educação de Itararé (SP) realiza orientação técnica com os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil

As formações aconteceram nos dias 16 de fevereiro, 07 e 09 de março

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 16 de fevereiro, 07 e 09 de março, as primeiras orientações técnicas para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, responsáveis pelas etapas de 0 a 3 anos (creches) e 4 a 5 anos (pré-escola) da Rede Municipal de Ensino.

Com os objetivos de acolher o grupo de coordenadores da Educação Infantil e organizar o trabalho pedagógico para o ano letivo de 2023, as assessoras técnicas pedagógicas Marlene Ribeiro e Nataly Guedes orientaram sobre as documentações pedagógicas, projetos e programas a serem desenvolvidos nas escolas.

Durante os encontros, foram abordados temas sobre a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que versam sobre a inserção da história e da cultura afro-brasileira e indígena como conteúdo curricular, com foco na contribuição das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro.

Além disso, nos dias 07 e 09 de março, o assessor técnico educacional, Vlademir de Almeida, contribuiu para a formação com dicas e instruções sobre o uso básico da plataforma Google for Education e ferramentas utilizadas entre a Secretaria Municipal de Educação e Unidade Escolar, tais como o Drive, documentos digitais, apresentações, dentre outras.

Conforme a supervisora escolar, Samara Abrahão, as contribuições não devem ser só apresentadas em meses ou dias específicos. “A Educação Infantil é um momento crucial no desenvolvimento das crianças e é fundamental que as escolas e instituições de ensino trabalhem para conscientizá-las sobre a rica diversidade cultural do nosso país”, complementa.

Para a Supervisora de Ensino, Eliara Leite, os encontros complementam os métodos educativos já conhecidos. “Esses encontros são de suma importância para a organização das ações pedagógicas, alinhadas com a BNCC e o Currículo Municipal, e para formação do ser como um todo”, justifica.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, a Educação deve promover uma reafirmação de seus valores sociais de respeito. “Isso inclui desde oportunizar informações adequadas para todos, até promover práticas pedagógicas focadas na aprendizagem por meio da convivência com a diversidade”, finaliza.