Iniciativa envolve alunos dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 27 de março de 2023

Educação de Itararé (SP) lança projeto Trilha Ecológica

O projeto tem como objetivo explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza

Promover o ensino consciente e responsável, proporcionando os estímulos necessários para a formação de cidadãos preocupados com o meio ambiente, é um dos pilares que norteiam as ações da Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP).

Dando continuidade às atividades desenvolvidas em sala de aula, a Secretaria deu início, na última semana, ao Projeto Trilha Ecológica – Anos Finais, que tem como objetivo explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural, reduzindo os impactos de degradação ambiental, através das narrativas desenvolvidas durante o trajeto das trilhas, estimulando o interesse pela pesquisa.

Na abertura, participaram os professores de Arte, João Marcos Alves de Azevedo e Felipe Antônio Furlani Hummel; os professores de Educação Física, Juliana Moraes Furtado e Pedro Henrique Monteiro de Almeida; e os coordenadores pedagógicos Ana Lucélia Ferraz e Carlos Alberto Ribeiro.

O projeto prevê que a partir de 14 de abril, todas as salas de 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino participarão do cronograma previsto para as unidades E.M.C Profª. Alice Fonseca Braga, E.M.C. Profª Andréa Ferraz de Oliveira, E.M. Prof. Juracy Martins e E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Conforme a assessora técnica pedagógica de Meio Ambiente, Vanessa Borges Cia, o trabalho da trilha ecológica como estratégia de aprendizagem vem de encontro às atuais necessidades educativas para construção de uma mudança de pensamento e de atitude, a partir dos preceitos propostos na educação ambiental, Arte e Educação Fisíca. “Sendo assim, o projeto vem para contribuir com o ensino almejado onde se quer não só repassar informações dos acontecimentos que ocorrem no cotidiano e no mundo, mas também, formar participantes, levando-os à prática do descobrir, refletir e discutir as ações e pensamentos resultantes do conhecimento adquirido”, complementa.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, as trilhas ecológicas se apresentam como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. “O contato com a natureza é o elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida. Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade, de forma a alcançar finalidades educativas, por meio da experiência prática”, finaliza.