Formação aconteceu nos dias 04 e 13 de abril

Publicado em 13 de abril de 2023

Educação de Itararé (SP) promove orientação técnica da Educação Infantil sobre o tema Cultura Afro-brasileira e Africana

A formação foi orientada pelas assessoras técnicas pedagógicas, Marlene Ribeiro, Nataly Guedes e supervisoras Samara Abrahão e Eliara Leite

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 04 e 13 de abril, mais uma orientação técnica para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, responsáveis pelas etapas de 4 a 5 anos (pré-escola) e 0 a 3 anos (creches) da Rede Municipal de Ensino.

A formação, orientada pelas assessoras técnicas pedagógicas, Marlene Ribeiro, Nataly Guedes e supervisoras Samara Abrahão e Eliara Leite, contou com a participação da coordenadora pedagógica Carmen Inocência Gonçalves, destacando o tema sobre a Cultura Afro-brasileira e Africana, o peso do preconceito racial e a importância de dar mais atenção às crianças negras, suas necessidades e sofrimentos.

Para as supervisoras, Samara Abrahão e Eliara Leite, ao incluir a cultura afrobrasileira e africana no currículo da educação infantil, as crianças, desde bem pequenas, têm a oportunidade de conhecer e valorizar a história e as tradições dos povos africanos e afrodescendentes, além de desenvolver a empatia e o respeito pelas diferenças culturais.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, a educação é uma ferramenta poderosa na luta contra o racismo. “Nós precisamos ensinar nossos alunos a reconhecer e valorizar a diversidade cultural e étnica do nosso país. Isso passa pela inclusão de conteúdos que abordem a história e a cultura afro-brasileira nos currículos escolares e também a valorização das identidades negras e a promoção de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo”.

Ao final do encontro, os participantes destacaram a importância de se promover eventos como esse, que incentivam a troca de experiências e a construção de práticas pedagógicas, promovendo a valorização da diversidade cultural e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.