A etapa faz parte dos preparativos para a Tropeada Paulista 2023

Publicado em 25 de abril de 2023

Cultura de Itararé (SP) realiza mapeamento da rota paulista dos tropeiros

Itararé é a cidade escolhida para a partida dos cavaleiros

A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) realizou, no último dia 11 de abril, o mapeamento da Rota Paulista dos Tropeiros, etapa que faz parte dos preparativos para a Tropeada Paulista 2023. Partindo de Itararé (SP), a rota passa pelas cidades de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Sarapuí, Capela do Alto, Iperó, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.

Durante o mapeamento foram realizadas também visitas técnicas aos locais de pouso e recepção dos tropeiros em cada município, juntamente com tropeiros locais.

Conforme o coordenador da pasta da Cultura, Júlio Calabrez, cada município que receberá a comitiva dos tropeiros fica responsável por organizar a recepção, oferecer jantar e programação cultural na cidade, “esse mapeamento serviu não apenas para atualizar a rota, que em alguns pontos anteriormente dependia de autorização para passagem em propriedade particular, mas também para verificarmos junto aos demais municípios alguns detalhes importantes para o lançamento oficial da Tropeada Paulista 2023”, destaca.

Saiba mais – Itararé é a cidade escolhida para a partida dos cavaleiros pois representa o marco zero do movimento dos tropeiros. Conforme a história, o mesmo trajeto percorrido na Tropeada era o caminho feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (RS), com destino a feira de Muares em Sorocaba (SP). A passagem destes desbravadores, datada no século XVIII, contribuiu para o desenvolvimento do estado.

De acordo com a organização do evento, toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes no evento.

Desfile – Conforme os representantes, a previsão é de que a saída das tropas de Itararé (SP) aconteça no dia 19 de Maio, com chegada em Sorocaba (SP) no dia 28. Na chegada, haverá o tradicional desfile.