Atividade ocorreu em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, de forma presencial, no último dia 26 de abril

Publicado em 2 de maio de 2023

Cultura de Itararé (SP) promove oficina cultural de stop motion com alunos do distrito de Santa Cruz dos Lopes

A oficina contou com a participação de todos os alunos das séries de 4° e 5° ano.

A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) promoveu, na última quarta-feira (26), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, uma oficina cultural de Stop Motion com os alunos do distrito rural de Santa Cruz dos Lopes.

A atividade ocorreu na Escola Municipal do Campo Prof. Alice Fonseca Braga, e contou com a participação de todos os alunos das séries de 4° e 5° ano.

Conforme o coordenador da pasta da Cultura, Júlio Calabrez, a atividade serviu não somente para ampliar o acesso à cultura por parte dos alunos, mas também como apoio no processo de ensino. “A escola Alice Fonseca Braga têm sempre participado dos nossos projetos, com muita dedicação e absoluto comprometimento, sem contar que o trabalho que desenvolvem sempre os coloca como finalistas dos projetos, daí partiu a ideia de trazermos uma oficina cultural para a comunidade, dado a dificuldade que eles têm em acessar nossos ativos culturais”, detalha.

Saiba mais – O objetivo da oficina foi proporcionar o desafio aos participantes para criação de pequenas animações com diversos tipos de materiais, como areia, grãos, folhas, objetos, palitos, bonecos e outros. Stop Motion é uma técnica conhecida pelos filmes de animação.

A oficineira – Marta Russo, que esteve presente no local, mora na cidade de São Paulo, é formada em Artes Visuais e pós-graduada em Educomunicação na ECA-USP. Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Oficineira de Animação Stop Motion no Museu da Imagem e do Som desde 2014. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion ” Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.