O trajeto de cerca de 360 km passará por 10 cidades e terá duração de 10 dias.

Publicado em 11 de maio de 2023

Cultura de Itararé (SP) promove a 10ª edição da Tropeada Paulista na próxima semana

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura e a Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Cultura promovem, de 18 a 28 de maio, a 10º edição da “Tropeada Paulista – Itararé a Sorocaba”.
Serão, ao todo, 10 dias de cavalgada, passando pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.
Na quinta-feira (18), Itararé receberá os participantes no Centro de Eventos municipal, onde promoverá além do jantar e do baile tropeiro, uma agenda cultural para os participantes, a partir das 19h. A saída da Tropeada Paulista ocorrerá, na sexta (19), às 09h, no mesmo local, logo após o café da manhã e a tradicional benção aos tropeiros.
O trajeto partirá do Centro de Eventos às 09h, e percorrerá as ruas Newton Prado, Campos Salles, Coronel Frutuoso, Rua São Pedro até chegar à SP-249, de onde seguirá até a Agrovila III, em Itaberá.
Conforme o coordenador da pasta da Cultura de Itararé, Júlio Calabrez, a programação foi construída a fim de proporcionar aos visitantes e participantes do evento a experiência pura da cultura tropeira. “Teremos além do jantar tropeiro, diversas apresentações musicais e de grupos ligados à cultura do tropeirismo, proporcionando aos participantes experimentar um pouco desta tradição que contribuiu para o desenvolvimento do estado”, destaca.
São esperados cerca de 100 cavaleiros para a saída, e ao longo do trajeto estima-se que o público chegue a 1.000 cavaleiros.
Os interessados em participar da 10º Tropeada Paulista: Itararé a Sorocaba deverão fazer sua inscrição pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/e3YWgpFLs9rjgLaY9
O Regulamento completo da 10º edição da Tropeada Paulista deverá ser lido e observado por todos os participantes, e pode ser acessado em https://drive.google.com/file/d/1HGrz5tptFLOhfv1zcq4vpQUb8BfWvdsK/view?usp=sharing