Ação aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio

Publicado em 22 de maio de 2023

Itararé (SP) recebe pelo segundo ano consecutivo o Programa Na Pista Certa da Fundación MAPFRE

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundación MAPFRE, promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o programa Na Pista Certa. As atividades foram realizadas no Ginásio de Esportes Antônio Pelissari e teve como objetivo a transmissão de conceitos e  orientações sobre segurança viária em um espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante, no qual monitores treinados apresentaram histórias e práticas, de forma lúdica e pedagógica para as crianças.

Durante as atividades, foram apresentadas regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, foi possível aprender sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, pois foram abordados temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora, entre outros.

Com bicicletas, triciclos ou até mesmo a pé, as crianças percorreram um mini-trajeto viário com faixas e sinalizações, onde foram orientadas sobre segurança do condutor, faixas, mãos-de-direção, o uso correto do cinto, placas, limites de velocidade e valores comportamentais.

Conforme a supervisora escolar, Samara Abrahão, “a ação vai ao encontro das atividades sobre o tema trabalhadas nas unidades escolares, ensinando as crianças a compreender e respeitar as regras de trânsito, bem como a importância de comportamentos responsáveis nas vias públicas. Isso ajuda a reduzir o risco de acidentes e a promover um ambiente mais seguro para os alunos”.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, na busca por uma sociedade mais segura e responsável, “é fundamental começar cedo a desenvolver uma consciência viária nas crianças, A educação desempenha um papel crucial nesse processo, de forma lúdica e pedagógica”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a parceria é benéfica para a formação dos futuros cidadãos. “Viabilizar que as crianças desfrutem de oportunidades ligadas ao trânsito, engajando-se em situações semelhantes, constitui uma maneira de semear a ideia e colaborar com a educação de indivíduos conscientes e comprometidos”, finaliza.