Formação aconteceu no dia 23 de maio, em São Paulo

Publicado em 3 de junho de 2024

Itararé (SP) participa de workshop sobre acessibilidade em equipamentos e atrativos turísticos

A Prefeitura de Itararé (SP), representada pelas equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Municipal e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, participou, na última quinta-feira (23), do Workshop de Acessibilidade em Equipamentos e Atrativos Turísticos. O evento ocorreu na Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), localizado no complexo do Memorial da América Latina.

O Workshop teve início com a palavra do secretário de Estado da pasta, Sr. Marcos Costa, que fez suas considerações iniciais. Em seguida tomou a palavra a secretária executiva da SEDPcD, Ana Paula Nedavaska, que explanou sobre como proceder em um evento de grande porte dando a atenção devida a pessoas na plateia portadoras de deficiência auditiva, visual ou oral.

Em seguida, veio a palestra do engenheiro do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Turístico de SP (DADETUR), Paulo Politano, que explanou sobre as obras de inclusão no Centro Paralímpico Brasileiro feitas com recursos do DADETUR. As obras beneficiam atletas de todas as modalidades, além de servirem de referência para visitantes e postulantes ao plantel de atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na sequência, foi abordado o tema “Turismo acessível conforme normas da ABNT” conduzido pelo prof. Edison Passafaro, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para finalizar, foi apresentado um exemplo de turismo acessível, a “Rede dos Sonhos de Hotéis Fazenda”, de Socorro (SP). Quem conduziu esse encerramento foi o Sr. José Fernandes, que impressionou a todos mostrando exemplos práticos sobre como a inclusão social no meio turístico é a chave para o desenvolvimento. Exemplos como tirolesa adaptada ou “tirolesa voadora”, além de atenderem às necessidades de pessoas com necessidades extremas como paraplégicos ou tetraplégicos, encantam às outras crianças e adultos que enxergam na diversão “o sonho de voar”.

Conforme o secretário da Pasta, Júlio Calabrez, “palestras como essa além de nos trazer enriquecimento cognitivo, nos dá a possibilidade de compartilhar ideias com colegas de profissão de outras cidades do Estado, que não seria viável de maneira on-line. Além de tudo a representatividade em eventos de grande porte como esse no Estado, ou em outros estados, ajuda Itararé não só a manter o título de Município de Interesse Turístico (MIT), como almejar voos mais altos, como a possibilidade de se tornar uma estância turística”, finaliza.