Foram resgatados 17 gatos e dois cães

Publicado em 11 de outubro de 2023

Agricultura de Itararé (SP) resgata 19 filhotes em situação de abandono

Na primeira ocorrência, dois filhotes de cães foram resgatados

A Secretaria Municipal de Agricultura de Itararé (SP), através da equipe da causa animal, atendeu, na última semana, duas denúncias de abandono de animais no município.

Na primeira ocorrência, dois filhotes de cães foram resgatados e, na segunda, uma ninhada de 17 filhotes de gatos, junto com três gatas adultas, foram resgatados.

Os animais estão de posse dos tutores cadastrados junto à Secretaria para guarda provisória, até que sejam adotados.

Conforme o secretário da Pasta, Jerônimo Almeida, a medida atende a Lei 4298/22, que prevê o novo Código de Proteção e Bem-estar animal do município. “Além do controle populacional dos animais com a castração e microchipagem, aderimos a um novo protocolo nas denúncias de abandono e maus tratos. Temos hoje quatro voluntários cadastrados para lares provisórios, que ficam com a guarda provisória até que os animais resgatados possam ser adotados”, explica.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a atenção com a causa animal faz parte da gestão. “Desde o ínicio da nossa administração, incorporamos protocolos e políticas públicas em prol à defesa e cuidado com os animais. Com o controle populacional adequado e atenção às situações de abandono e maus tratos, fortalecemos a causa e a saúde de nossa Itararé”, finaliza.