Cavalo estava solto na estrada municipal que liga o município a Bom Sucesso de Itararé (SP)

Publicado em 6 de fevereiro de 2024

Agricultura de Itararé (SP) resgata animal de grande porte gravemente ferido

O animal foi resgatado e atendido pelo corpo clínico de veterinários da Secretaria, permanecendo aos cuidados da equipe.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, resgatou, na última segunda-feira (05), um cavalo que estava solto na estrada municipal que liga Itararé (SP) a Bom Sucesso de Itararé (SP).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Jerônimo de Almeida, após receber uma denúncia através do Centro de Operações Inteligentes (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM), a equipe se dirigiu ao local, no domingo (04), não sendo possível localizar o animal. Em continuidade às buscas, na segunda-feira (05), o cavalo, gravemente ferido, foi resgatado e atendido pelo corpo clínico de veterinários da Secretaria, permanecendo aos cuidados da equipe.

“O que se nota naquela região é a existência de vários grupos de animais (equinos) soltos pela estrada, e que podem causar grandes problemas com acidentes, pois o tráfego de caminhões é constante, 24 horas por dia. Já identificamos vários animais e catalogamos, vamos realizar a apreensão, recolhendo ao pasto de responsabilidade do município. Os respectivos proprietários serão penalizados de acordo com a Lei Municipal 4298/2022, no seu Artigo 27, parágrafo 2º”, explica o secretário.

Saiba mais – De acordo com a legislação municipal, a retirada de animal de grande porte deverá ser realizado no prazo de três dias úteis por seu proprietário/responsável ou cuidador, observadas as seguintes condições:

I – Apresentação de documentação que comprove a propriedade;
II – Implantação de microchip, se necessário;
III – Inclusão no sistema de RGA, se necessário;
IV – Pagamento de taxas no valor de:

a) 70 UFESP (setenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) por dia de hospedagem;
b) 70 UFESP (setenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) pelo transporte;
c) 20 UFESP (vinte Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) referente à implantação de microchip.

Denúncias – Denúncias de abandono e maus tratos podem ser realizadas de forma anônima através do telefone/WhatsApp (15) 3532-2457.

Denúncias de abandono e maus tratos podem ser realizadas de forma anônima através do telefone_WhatsApp (15) 3532-2457.