Estudantes têm realizado trilhas ecológicas para explorar natureza

Publicado em 4 de outubro de 2018

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itararé (SP) aprendem na prática sobre meio ambiente

Com foco na Educação Ambiental, a iniciativa é conduzida pelo assessor técnico-pedagógico de Ciências, César Augusto Rodrigues

Aproximar as crianças e os adolescentes das questões ambientais, bem como fazer com que eles mantenham o contato com a natureza e a vegetação local. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Trilha Ecológica’ desenvolvido pela Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente.

Conduzido pelo assessor técnico-pedagógico de Ciências, César Augusto Rodrigues, a iniciativa, com foco na Educação Ambiental, proporciona uma vivência com a natureza, aprendizagens sobre as características ambientais e regionais e promove a discussão e reflexão das questões e desafios ecológicos de hoje. “Durante a atividade, os estudantes recebem informações sobre a importância da conservação dos biomas e a preservação do meio ambiente”, comenta César.

Ao todo, cerca de 1800 alunos da Rede Municipal de Ensino serão contemplados com o passeio, realizado no Núcleo Ambiental e Educacional, dentro da Horta Municipal.

O projeto, que atende as diretivas do Programa Município VerdeAzul (PMVA), conta com incentivo do prefeito, Heliton do Valle e da secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira.

“Proporcionar momentos como esses aos nossos educandos é de suma importância para que as nossas riquezas naturais sejam conservadas e valorizadas”, enfatiza Ana.

Para o prefeito, dar aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o que se aprende em sala de aula é uma forma eficiente de solidificar o aprendizado. “Temos certeza de que quanto mais incentivos dermos a eles no que tange ao assunto, mais nossa flora e fauna será preservada. Isso garantirá um futuro melhor”, afirma.