600 estudantes do 5º ano do ensino fundamental participaram do programa

Publicado em 28 de novembro de 2022

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de formatura do PROERD

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Itararé (SP) participaram, na quarta-feira (23), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A iniciativa, promovida em parceria com a Polícia Militar, foi retomada em abril deste ano, após dois anos inativa em razão da pandemia de Covid-19. Ao todo, 600 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 12 escolas participaram das aulas ministradas pelo cabo PM Bertoni.

Conforme a assessora técnica pedagógica, Vanessa Borges, durante a cerimônia, foi feita a entrega das medalhas de ‘Aluno Destaque’. “Os autores da melhor redação, atividade realizada ao final do curso, recebem essa honraria”, explica.

Para a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, é fundamental lançar a semente no combate às drogas. “Esse trabalho preventivo deve ser realizado constantemente através de uma parceria entre o poder público, as forças de segurança e, em especial, a família”, detalha.

Saiba mais – O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

No projeto, policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência em sala de aula. O programa acontece no município há 23 anos.

Formatura aconteceu na quarta-feira (23)