Publicado em 6 de março de 2014

Apresentação da situação organizacional e financeira da Santa Casa de Itararé

Estão sendo realizadas mudanças internas nos setores da administração, almoxarifado, farmácia, compras, faturamento, lavanderia, manutenção, recepção, nutrição, pronto socorro e pediatria. Essas alterações são de forma a adequar o trabalho interno dos colaboradores, redução de custos e principalmente, com o objetivo de melhorar o atendimento a toda população. As mudanças já estão ocorrendo, algumas já finalizadas, como a mudança física da farmácia, de forma a atender às normas da Vigilância, evitando autuação e gerando controle sobre a dispensação de materiais e medicamentos. Podemos citar outra situação que foi realizada na lavanderia, a instalação de uma caixa d’água e automatização da máquina de lavar aumentando a capacidade de produção (de 20 para 35kg), evitando contaminação, menor desgaste do enxoval e de redução no consumo dos produtos. No setor de nutrição e dietética, estão sendo realizadas alterações para melhorias e diminuição de custos, sem perder a qualidade das refeições para os pacientes, bem como para os colaboradores, onde nos últimos 3 meses já ocorreu uma redução nos custos de aproximadamente 4 mil reais. Estas e outras mudanças nos setores estão ocorrendo para que o processo interno funcione de forma organizada e para diminuir os altos custos, sem perder o foco principal que é o atendimento humanizado para a população.

A análise da rotina do hospital e o planejamento das tarefas possibilitou a projeção de algumas ações para o ano de 2014, que já vem sendo trabalhadas há alguns meses. A Santa Casa necessita diminuir suas despesas bem como aumentar suas receitas para que possa assim manter suas atividades. A reforma da ala de particulares para atendimento a conveniados dos Amigos da Santa Casa é um projeto que já esta em andamento, bem como a campanha para adesão de novos “Amigos para a Santa Casa”; a arrecadação junto a população de alimentos não perecíveis e material de limpeza, possibilitando economia na aquisição dos itens; a parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia para campanhas de solidariedade durante o ano; parceria com a Coordenadoria de Esportes para arrecadação de alimentos; rifa de televisão de 32” recebida em doação da COFESA 9 com arrecadação de R$ 6.000,00, onde parte desta arrecadação será utilizada para recuperação de patrimônio, como por exemplo a reforma de veículo Towner; negociação com os planos de saúde para melhorias nos atendimentos e receita para a Santa Casa; em conjunto com a Secretaria de Saúde, pedido para instalação de 4 leitos de psiquiatria, conforme Portaria 148 do Ministério da Saúde de 31/01/12; convênio com outros municípios para prestação de serviços particulares; implantação de sistema interno já instalado possibilitando assim melhor gerenciamento do hospital como um todo.

A dívida da Santa Casa encontra-se em 7 milhões, sendo deste montante 61% passivo tributário, 23% dívidas com fornecedores e 16% com bancos. No decorrer de 2013 ocorreu uma redução no passivo financeiro, especificamente dívida com médicos e bancos em um percentual de 16% no ano. O déficit operacional mensal, já constando a dívida com bancos, é atualmente de 93 mil, no inicio do ano esse valor era de R$ 157 mil, com as ações de organização interna e administrativa e de redução de despesas esse valor diminuiu em aproximadamente 40%.

A Santa Casa este ano de 2014 estará completando 100 anos, com trabalho e dedicação, visualizamos um futuro de prosperidade para o hospital, melhorando a qualidade no atendimento a toda a população de Itararé.

sta casa