Publicado em 4 de fevereiro de 2014
A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Itararé informa que está previsto para o mês de março de 2014 o início das atividades da sala de castração da Unidade de Controle de Zoonoses Omar Moyses Elian, em Itararé.
Segundo a Secretaria, inicialmente serão atendidas as famílias de baixa renda que possuam cadastramento junto a Ação Social do município.
Os interessados, que se encaixarem nos critérios acima citados, devem se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, localizada a Rua Frei Caneca, nº1443, entre às 14h e 17h, portando RG, CPF, comprovante de residência atual, carteira de vacinação do animal e comprovante de cadastramento junto a Ação Social.
Neste processo o proprietário do animal assinará o termo de responsabilidade, estando ciente dos riscos trans-operatórios.
Os métodos cirúrgicos utilizados são os de ovário salpingo histerectomia (OSH) para as fêmeas e de orquiectomia para os machos. Após o processo o dono recebe ficha comprovante de esterilização do animal.
Os cuidados pós operatórios ficam sob responsabilidade do proprietário, que será devidamente orientado pelo veterinário responsável.
O serviço estará disponível para cães e gatos e cada proprietário poderá castrar o máximo de três animais, estes com idade mínima de seis meses. O animal deve estar vermifugado a no mínimo 15 dias, antes do procedimento, livre de ectoparasitas (pulgas, carrapatos e sarna).
Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão apenas nas terças e quintas-feiras e atenderão no máximo cinco animais por dia.
Para inscrição não é necessária a presença do animal.
Assessoria de Imprensa da P.M.I