Publicado em 11 de setembro de 2015

Autoridades se encontram em Itararé para formação do Circuito de Turismo Religioso

Publicado por Imprensa em: 11 de setembro de 2015 às 15:50

Foi realizada na quinta-feira (10), na sede da Coordenadoria de Turismo de Itararé, uma reunião técnica sobre a construção do Circuito de Turismo Religioso na Região Sul de São Paulo.

Participaram do encontro, Bispo Dom José Moreira de Melo da Diocese de Itapeva; Alfredo Gimenes, Diretor de Turismo Religioso da Confederação Nacional de Turismo e Gerente Administrativo da FHORESP – Federação dos Hotéis e Restaurante de São Paulo; Edilson José de Moraes, Coordenador de Turismo de Itararé; Osni Antonio, Diretor de Turismo de Itaberá e Rosa Chueri, Coordenadora da Pastoral da Cultura de Itapeva.

Na ocasião, Alfredo Gimenes explanou sobre os procedimentos para a implantação de um Circuito Religioso e seu alcance social, cultural e econômico. Gimenez, que também faz parte da AMITUR e CNBB, falou sobre a organização e promoção do produto turístico e explicou sobre o trabalho desenvolvido no Vale do Paraíba e o crescente fluxo de turistas e peregrinos nesse destino religioso.

A região sul paulista busca participar desse processo de expansão da atividade turística estadual e conta com o apoio religioso do Bispo Dom José, que está a frente desse projeto, apresentando e acompanhando o potencial regional junto ao Governador do Estado.

Durante o encontro, Edilson Moraes falou sobre o atual momento do turismo municipal e regional e das expectativas positivas sobre esse setor e apresentou as dúvidas sobre o planejamento técnico desse projeto e sua formatação que será feita em parceria com o Osni de Itaberá. Essa formatação e desenvolvimento terá o apoio da CNtur, FHORESP, CNBB e AMITUR.

Itaporanga também faz parte desse projeto com o principal atrativo e tem como representante o Padre João Batista, que também lidera a recém-criada Associação para o Desenvolvimento Humano e Turismo Religioso do Sul Paulista.

De acordo com o Coordenador de Itararé, que atua efetivamente no desenvolvimento do turismo regional, “o momento do turismo é agora, temos acompanhado as diretrizes estaduais em favor dessa atividade e esperamos que esses benefícios alcancem nossa região e estamos trabalhando para isso, planejando, criando parcerias e agindo dentro dos limites de nossos recursos para que a atividade seja reconhecida como um fomentador da economia e um incentivador da preservação ambiental e cultural”.

O Turismo Religioso tem o incentivo da Lei Estadual nº 15.464, de 26 de junho de 2014, que institui as diretrizes para o desenvolvimento desse segmento em São Paulo.

Turismo religioso 1

reuniao turismo religioso