Publicado em 27 de março de 2017

CAEEI promove semana em comemoração ao Autismo

Abertura acontece nesta segunda-feira, 27

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (SP) (CAEEI) irá realizar, de 27 a 30 de março, diversas atividades relacionadas ao tema.

A abertura acontecerá segunda-feira (27), às 20h, na Câmara Municipal. Na terça-feira (28), haverá palestra às 19h na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SECET). O tema, a ser ministrado pela psicóloga Karyn Matos, será Transtorno Espectro Autista. Já na quarta-feira (29), às 19h, o filme Uma Viagem Inesperada será exibido no Teatro Municipal Sylvio Machado. O encerramento acontece quinta-feira (30) às 10h com uma passeata da Praça Ademar de Barros ao CAEEI. A entrada para todas as atividades é gratuita. Confira o endereço dos locais:

Câmara Municipal: Rua São Pedro, 885 – Centro

SECET e CAEEI: Rua Major Queiroz, 312 – Centro

Teatro Municipal: Rua 15 de Novembro, 56 – Centro

Praça Ademar de Barros: Rua São Pedro, 1989 – Vila Osorio

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3531 8130, falar com Adriana.

CAEEI – Hoje, o Centro atende uma média de 26 crianças que apresentam o transtorno. Estudantes portadores de deficiência intelectual, paralisia cerebral, baixa visão, surdez e deficiências múltiplas, Transtorno de Espectro Autista (TEA) também são assistidos no Centro. Uma média de 112 crianças. A eles é oferecido atendimento diário com psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Semanalmente há atendimento com neuropediatra. Orientação e acompanhamento das famílias também é realizado pelo Centro.

Os educandos são encaminhados ao CAEEI após o apontamento das escolas. Eles passam então por uma avaliação multidisciplinar até o fechamento do diagnóstico.

A equipe conta com duas psicólogas, Karyn Matos e Janaine Del Anhol; uma fonoaudióloga, Gabriela Ghizzi; quatro psicopedagogas, Adriana Pompemayer, Roberta Petriaggi Oliveira, Janaína Mayra de Oliveira e Viviani Polo; uma neuropediatra, Karen P. Grissoto Camargo e uma assessora técnica pedagógica, Adriana dos Santos.

O CAEEI está localizado a Rua Major Queiroz, 312 – Centro | Itararé (SP).

Saiba mais – Atualmente, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) inclui: transtorno autístico (autismo), transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global ou invasivo do desenvolvimento sem outra especificação. Não há consenso sobre causa (que são desconhecidas) e cura científica. O diagnóstico baseia-se na presença de algumas características e é classificado em 3 graus: autismo leve, moderado, severo. O acompanhamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeuta ocupacional dentre outros.

Nos dias atuais, a comunidade médica observa o autismo com maior complexidade, com múltiplas etiologias com graus variáveis.

Uma vez identificado sinais de autismo ou mesmo estabelecido o diagnóstico (precoce), a intervenção multidisciplinar é fundamental para a aquisição dos repertórios de comunicação, socialização, autonomia e motora, fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – V (DSM-V), o Transtorno do Espectro do Autismo deve preencher os seguintes critérios:

1. Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais;

2. Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal usadas para interação social;

3. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades;

4. Comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns;

5. Os sintomas devem estar presentes no início da infância, mas podem não se manifestar completamente até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.