Publicado em 27 de março de 2017

CAEEI realiza café da manhã especial

Evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
O Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (SP) (CAEEI), realizou na manhã do dia 22 um café da manhã especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O evento contou com a participação dos educandos atendidos pelo Centro e com as presenças da secretária municipal da Educação, Jussara Abujabra Merege Chaves; diretora geral das escolas, Ana Maria Ferreira Santos Oliveira e equipe local.
Esta foi a primeira vez que ocorreu tal iniciativa e, segundo a assessora técnico pedagógico, Adriana dos Santos, foi um momento de grande emoção.
Durante a ação, além do café, houve leitura de um texto explicativo sobre a Síndrome, roda de conversa, agradecimento dos pais e música. Mauro Vieira cantou o clássico Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos.
Atualmente, o CAEEI atende quatro crianças portadoras da Síndrome de Down, mas o trabalho vai além. Estudantes portadores de deficiência intelectual, paralisia cerebral, baixa visão, surdez e deficiências múltiplas, Transtorno de Espectro Autista (TEA) também são assistidos no Centro. Uma média de 112 crianças.
O trabalho com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos é realizado todos os dias no contra turno escolar. Ainda, uma vez na semana, a neuropediatra Dra. Karen G. Camargo atende os educandos da rede para consultas e futuros diagnósticos. Orientação e acompanhamento das famílias também é realizado pelo Centro.
Os educandos são encaminhados ao CAEEI após o apontamento das escolas. Eles passam então por uma avaliação multidisciplinar até o fechamento do diagnóstico.
A equipe conta com duas psicólogas, Karyn Matos e Janaine Del Anhol; uma fonoaudióloga, Gabriela Ghizzi; quatro psicopedagogas, Adriana Pompemayer, Roberta Petriaggi Oliveira, Janaína Mayra de Oliveira e Viviani Polo; uma neuropediatra, Karen P. Grissoto Camargo e uma assessora técnica pedagógica, Adriana dos Santos.
Conforme a assessora Adriana, diante da grande demanda do público da educação especial em Itararé, o Centro tem se destacado no apoio as necessidades físicas, emocionais, educacionais e sociais. “Com todo o trabalho desenvolvido, estamos contribuindo ativamente nas estratégias de inclusão”, informa.
O CAEEI está localizado a Rua Major Queiroz, 312 – Centro | Itararé (SP).