Publicado em 18 de maio de 2015
Publicado por Imprensa em: 18 de maio de 2015 às 20:13
A vacinação contra a gripe já imunizou 3.525 mil pessoas em Itararé. Segundo a V.E. (Vigilância Epidemiológica ), a meta é atender um total de 8 mil pessoas do considerado grupo vulnerável, até a próxima sexta-feira, dia 22, quando a campanha se encerra.
Devem receber a dose crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Especialistas indicam que o organismo leva de duas a três semanas, em média, para criar esses anticorpos. A injeção protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
O objetivo da Vigilância Epidemiológica, é que as pessoas tenham acesso às vacinas antes do início do inverno, já que a estação registra maior circulação da gripe.