Publicado em 9 de agosto de 2015

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil será de 12 a 31 de agosto

Publicado em: 9 de agosto de 2015 às 18:08

De 12 a 31/8 acontece a Campanha Nacional de Atualização de Carteira Vacinal para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. O foco da campanha é a vacina contra a paralisia infantil (poliomielite), mas quem precisar, poderá atualizar a caderneta de vacinação.

Os responsáveis devem procurar as unidades de saúde de Itararé das 8 às 17h.  Após esse período, as vacinas continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Neste dia 15, será o Dia D da campanha. Os postos de saúde estarão de plantão para vacinar as crianças das 8 às 17h. A vacina pode ser encontrada na  Sala de Vacina Central,  PSF Vila Novo Horizonte, PSF Jardim Alvorada, PSF Bairro Velho, PSF Vila Tonico Adolfo, PSF Vila Santa Terezinha, PSF Bairro do Cruzeiro e PS Vila Osório.

Confira os dias e locais: Roteiro-2015 POLIO

vacinacao-poliomielite-2015

Carteira de vacinação online

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito que funciona como uma carteira de vacinação eletrônica: a partir da idade e do registro das imunizações já realizadas, o programa emite alertas sobre as próximas vacinações. Todas as vacinas oferecidas pelo SUS estão cadastradas e é possível registrar até 10 carteiras de vacinação diferentes. Quem quiser pode baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android, IOS, Windows, Blackberry e Web Mobile.

Sobre a poliomelite

A poliomelite, ou paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. A doença está erradicada do Brasil desde 1988.