Publicado em 30 de setembro de 2015

Campanha ‘Outubro Rosa’ será aberto dia 9

Publicado por Imprensa em: 30 de setembro de 2015 às 11:45

A campanha de mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero, “Outubro Rosa” será aberta em Itararé, na tarde da sexta-feira (9) com uma caminhada marcada paras às 15h com saída da Praça Adhemar de Barros e chegada na Câmara Municipal.

No sábado (17) a Secretaria de Saúde de Itararé realizará, em parceria com a Igreja ABBA, um evento na Praça Francisco Alves Negrão ( São Pedro), onde serão oferecidos algumas orientações sobre prevenção de câncer bucal, aferição de pressão arterial, além de corte de cabelo e maquiagem, apresentação de dança e música.

A prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer, que mata milhões de mulheres no mundo todo, por isso durante o mês de outubro todos os Postos de Saúde de Itararé realizarão Mutirões de coleta do exame de papanicolau e orientações, durante os finais de semana.

Confira a data do Mutirão de Exames, que incluem coleta de papanicolau e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Procure o seu posto de saúde. Participe e previna-se!

Dias 08, 15, 22 e 29: Unidade de Saúde Vila Osório – 17h às 20h30
Dia 11: Unidade de Saúde Jardim Alvorada – 8h às 12h
Dia 17: Unidade de Saúde Jardim Santa Terezinha – 7h às 12h (Equipe Verde)
Dia 18: Unidade de Saúde Jardim Santa Terezinha – 8h às 12h ( Equipe Azul)
Dias 19, 21 e 23: Unidade de Saúde Vila Novo Horizonte – 17h às 19h
Dia 22: Unidade de Saúde Vila Novo Horizonte – 7h às 12h
Dia 24: Unidade de Saúde Bairro do Cruzeiro – 8h às 11h30
Dia 25: Unidade de Saúde Bairro Velho – 8h às 12h
Dia 31: Unidade de Saúde Tonnico Adolfo – 8h às 12h

O que é Outubro Rosa

É um movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de Mama.

Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde, caso seja diagnosticada alguma alteração suspeita o profissional solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já as mulheres entre 50 e 69 anos, é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada 2 anos.

O exame de papanicolau tem o objetivo de detectar câncer de colo do útero e anormalidades causadas pelo HPV, deve ser realizado anualmente, nas Unidades Básicas de Saúde, por todas as mulheres a partir de 25 anos que já iniciaram a vida sexual.

breastfeeding