Primeira escola a receber a iniciativa foi a EM Nossa Senhora de Fátima

Publicado em 19 de fevereiro de 2020

Canil da GCM de Itararé (SP) inicia projeto ‘Cãoterapeuta Amigo’ na Rede Municipal de Ensino

Foi com muita animação, curiosidade e carinho que as crianças da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima receberam os agentes especiais do mais novo projeto da Guarda Civil Municipal (GCM): o Cãoterapeuta Amigo.

A iniciativa, inédita em toda a região, foi desenvolvida durante todo o ano de 2019 junto a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento intelectual, físico, psicomotor e social de alunos com deficiência. Na Rede Municipal de Ensino, as atividades do programa iniciaram na segunda-feira (17).

Conforme a coordenadora e idealizadora do programa, GCM Hingrid, na primeira instituição participante, serão realizados 20 atendimentos, com duração de 30 minutos cada, nos períodos da manhã e da tarde, atendendo, assim, mais de 200 crianças.

“Após uma reunião com as professoras da escola, pudemos levantar as necessidades dos alunos, a fim de avaliar quais serão as melhores abordagens para trabalhar as faculdades motoras, intelectuais e a inclusão social dos estudantes”, detalha ela.

Para o prefeito, Heliton do Valle, ações como essa demonstram a importância do pensamento coletivo dentro da gestão. “Por meio dessa parceria entre a Educação e a GCM, poderemos estimular um melhor desenvolvimento de nossos pequenos e, assim garantir uma Itararé melhor para todos”, enfatiza.

Cães – A pastor-alemão capa preta, Tess, membro do Canil da GCM, é responsável por estimular as atividades motoras entre as crianças, através de circuitos de obstáculos e brincadeiras. Além dela, a cachorra voluntária Zara também participa, sendo responsável pelo setor pedagógico do projeto, na ‘contação’ de histórias.

Conforme Hingrid, todos os animais recebem treinamento especial, e destacam-se por possuir temperamento dócil. “Os cães também seguem rigorosas normas de higiene. Além de banho semanal, também utilizam um talco especial anti bactericida antes de cada sessão. Vacinas e vermifugação em dia também são algumas de nossas exigências”, detalha.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone (15) 3531-2120.