Publicado em 19 de fevereiro de 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) conta com grupamentos especializados que atuam para garantir a segurança da população. Entre eles, destaca-se o Canil da GCM, formado por uma equipe altamente treinada composta por seis agentes e três cães da raça Pastor Belga Malinois: K9 Zeus, Akyra e Togo. Além deles, mais três filhotes estão em processo de adestramento para reforçar o efetivo futuramente.
Segundo a corporação, os cães desempenham um papel essencial em operações contra o tráfico de drogas, além de atuar no policiamento preventivo, segurança do patrimônio público e apoio à população. A escolha pela raça Pastor Belga Malinois não é por acaso: esses cães possuem alta agilidade e um faro extremamente apurado, com cerca de 300 milhões de células olfativas, enquanto os seres humanos possuem, em média, 5 milhões.
“Essa característica os torna indispensáveis em ações de busca e detecção de substâncias ilícitas”, explica o GCM Marcelo.
O Canil da GCM de Itararé também auxilia operações conjuntas com outras Guardas Municipais e a Polícia Civil de diversas cidades da região, ampliando sua atuação para garantir mais segurança aos municípios vizinhos.
Com esse trabalho especializado, a Guarda Municipal reforça seu compromisso com a segurança pública e a prevenção da criminalidade, mostrando que a parceria entre agentes e cães treinados é uma estratégia eficaz no enfrentamento de diversos desafios da segurança urbana.