Publicado em 7 de abril de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, alerta para o crescimento significativo nos casos de dengue no município. De acordo com o boletim, atualizado no último dia 02, foram 560 notificações desde o início do ano, com 61 casos confirmados por sorologia e 219 aguardando resultado.
O bairro com maior número de positivos é o Jardim Alvorada, com 14 confirmações, seguido por Vila Osório (12) e Central (11). Os dados reforçam a necessidade urgente de intensificação no combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.
A Prefeitura tem realizado diversas ações por meio dos agentes de vetores e de endemias, que atuam diariamente nas ruas orientando a população, assim como fiscalizando e eliminando criadouros. Além disto, diariamente há ações nos bairros de nebulização costal e veicular, que é a aplicação de inseticida.
O setor de fiscalização também tem feito autuações em terrenos baldios com mato alto e sujeira, enquanto a Secretaria de Serviços Municipais tem intensificado os serviços de limpeza urbana. Mesmo assim, o acúmulo de lixo e descarte irregular de móveis e eletrodomésticos em vias públicas continuam sendo um grande problema.
A Prefeitura reforça que existe um Ecoponto disponível para o descarte correto de materiais inservíveis e pede apoio da população, visto que a colaboração de todos é essencial para combater a dengue e salvar vidas.
Como ajudar no combate à dengue:
– Elimine recipientes que acumulam água.
– Mantenha quintais e terrenos limpos.
– Tampe caixas d’água e outros reservatórios.
– Não descarte lixo ou entulho em vias públicas.
– Utilize o Ecoponto para descarte de móveis e materiais inservíveis.
