Publicado em 18 de maio de 2017
Ação contribuirá com melhoria das ações na prevenção de doenças
O Centro Municipal de Odontologia de Itararé (SP) iniciou no último dia 9 o levantamento epidemiológico nos alunos da rede municipal de ensino, com objetivo de elaborar uma pesquisa sobre a condição da saúde bucal das crianças entre 5 e 12 anos de idade.
Segundo a dentista e coordenadora da pasta, Silvia Pontes, o atendimento consiste em uma avaliação da prevalência de cárie, condições gengivais, hábitos deletérios e a oclusão dentária.
“ O exame é realizado na própria escola, com consentimento dos pais ou responsáveis, com toda técnica, segurança e higiene necessária, conforme normas da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde”, explica Silvia.
O levantamento é realizado por amostragem e a primeira escola atendida foi a Maria Silveira Vasconcellos, onde 125 exames foram realizados. Na E.M Eugênio Dias Tatit o atendimento acontece esta semana.
Silvia ainda afirma que de acordo com o resultado do levantamento será possível melhorar o trabalho da Coordenadoria de Saúde Bucal, implementando ações que contribuam com a prevenção de doenças bucais.