Prefeitura de Itararé

Publicado em 2 de maio de 2014


Começa na próxima segunda-feira a Semana de História dedicada aos 50 anos do Golpe Militar no Brasil

Programação capacita profissionais da área e divulga o conhecimento científico. O evento é aberto à comunidade

banner Fafit+web 900

Começa na próxima segunda-feira, dia 05, a IV Semana de História, “50 anos do golpe militar: rupturas e permanências” realizada pelo Curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé em parceria com a Prefeitura Municipal. A semana será iniciada com a palestra “O que resta da ditadura? Memória, história e esquecimento dos ‘anos de chumbo’, proferida pelo prof. Dr. Clóvis Gruner, da Universidade Federal do Paraná de Curitiba/PR.

Na terça-feira, dia 06, é a vez do Prof. Msc Murilo Cleto, professor das Faculdades Integradas de Itararé e coordenador de cultura do município de Itararé, conduzir a palestra “Viúvas do coturno: 50 anos depois, o conhecimento histórico sobre o Regime Militar nas redes sociais”. Além disso, a semana contará ainda com oficinas ministradas por professores das Faculdades Integradas de Itararé, que serão realizadas no dia 07. Na quinta-feira (08), será exibido o documentário “O dia que durou 21 anos”, seguido por uma mesa de debates. Para encerrar o evento, na sexta-feira, 09, Albany Moreno se apresentará com convidados no Teatro Municipal Sylvio Machado, executando clássicos da MPB compostos no contexto do Regime Militar brasileiro, às 20h.

A semana de História tem como público-alvo os acadêmicos do curso de Licenciatura em História das Faculdades Integradas de Itararé e outras instituições, professores da rede pública e privada, alunos do Ensino Fundamental e Médio e interessados em geral. Segundo o coordenador prof. Doutorando Osvaldo Rodrigues Junior, “aproveitando os 50 anos deste evento histórico temos o objetivo de problematizar o Golpe Militar ainda muito presente no imaginário da população brasileira”. A entrada para as palestras e para a apresentação musical é livre e gratuita. Por conta do número limitado de vagas para participar das oficinas, as inscrições devem ser realizadas pelo email historia@fafit.com.br. Maiores informações pelo telefone (15) 3531-8484.

CRONOGRAMA

05/05/2014 – PALESTRA – “O que resta da ditadura? Memória, história e esquecimento dos “anos de chumbo”
Prof. Dr. Clóvis Gruner (Universidade Federal do Paraná – Curitiba/PR)
Local: Auditório Prof. Newton Marques
Horário: 20h

06/05/2014 – PALESTRA: “Viúvas do Coturno: 50 anos depois, o conhecimento histórico sobre o regime militar nas redes sociais”
Prof. Msc. Murilo Cleto (Faculdades Integradas de Itararé – Itararé/SP; Coordenador de Cultura do Município de Itararé/SP)
Local: Auditório Prof. Newton Marques
Horário: 20h

07/05/2014 – OFICINAS
OFICINA 1 – “Nos palcos: censura e repressão”
Prof. Esp. Marcus Vinicius do Nascimento (Faculdades Integradas de Itararé – Itararé/SP)
Local: Sala de Multimeios B1
Horário: 20h:00 horas
Vagas: 45

OFICINA 2 – “Que tempo bom que não volta nunca mais”: crítica à construção de uma memória saudosista do Regime Militar Brasileiro
Prof. Esp. Luis Fernando de Moraes (Faculdades Integradas de Itararé – Itararé/SP)
Local: Sala de Multimeios B3
Horário: 20h
Vagas: 45

08/05/2014 – EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: “O dia que durou 21 anos”
Mesa de debate: Prof. Msc. Osvaldo Rodrigues Junior, Prof. Esp. Marcus Vinicius do Nascimento e Prof. Msc. Higor Brigola
Local: Auditório Prof. Newton Marques
Horário: 20h

09/05/2014 – APRESENTAÇÃO MUSICAL: “A música popular brasileira na Ditadura Militar”
Músicos: Albany Moreno e convidados
Local: Teatro Municipal Sylvio Machado
Horário: 20h

 

 

 

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados