Publicado em 13 de fevereiro de 2014

Comunicado para as Entidades Assistenciais atendidas pelo  P.A.A.

Neste inicio de ano estamos enfrentando inúmeras adversidades, tais como.

Clima: A temperatura está acima da média (A maior média dos últimos 71 anos), sendo acompanhado de períodos de seca, que vem se acentuando desde o inicio da estação chuvosa. Como consequência estamos com falta de água na cidade desde Dezembro passado e no campo muitos açudes estão secando, as minas diminuindo a quantidade de água e os poços diminuindo a vazão.

A união de altas temperaturas e seca tem causado quedas acentuadas na produção, qualidade e na produtividade dos agricultores familiares.

MOSCA BRANCA: Concomitante a isso temos uma severa infestação de “mosca branca” com um agravante, este ano a mosca esta transmitindo “viroses” para as culturas.

HELICOVERPA ARMIGERA: Soma-se aos dois fatos anteriores a infestação de “Helicoverpa armigeira” que, no ano passado atacou principalmente as lavouras de soja e trigo, mais neste inicio de ano está infestando as verduras e legumes dos agricultores familiares.

CHUVA DE GRANIZO: No entardecer do ultimo dia oito de Fevereiro; tivemos uma chuva acompanhada de vento e granizo que prejudicou, ainda mais a produção de nossos agricultores familiares, chegando em alguns casos á 100% de perda.

Diante do exposto acima é nosso dever avisá-los com antecedência todas as quedas de produção que estamos enfrentando, podendo ainda, caso não venha a normalidade das chuvas a se agravar ainda mais..

Atenciosamente,

José Roberto Cogo                                                                  José Eduardo M. Waltemberg

Secretario Municipal de Agricultura e Pecuária                                                Engenheiro Agrônomo