Ações foram suspensas para evitar o risco de contaminação

Publicado em 18 de março de 2020

Coronavírus: Prefeitura de Itararé (SP) cancela eventos culturais

Medida ocorreu após recomendação do Governo Estadual, cujo pede a suspensão de atividades que promovam a concentração de pessoas

Como medida preventiva, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Cultura, cancelou os eventos culturais previstos para esta semana.

De acordo com o coordenador da Pasta, a medida ocorreu após recomendação do Governo Estadual, cujo pede a suspensão de atividades que promovam a concentração de pessoas.

Conforme ele, as atrações da Feira da Lua foram canceladas e voltarão a ser realizadas após a liberação do Governo. Já a inauguração da Casa da Cultura foi adiada e, assim que for possível, uma nova data será remarcada.

O prefeito de Itararé, Heliton do Valle, destaca que não há casos confirmados no município. Três são suspeitos, mas todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas. “Não há necessidade de pânico ou alardes. O momentos é de prevenção”, aponta.

Prevenção – O Ministério da Saúde elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus. São eles: cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool; deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente; quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.