Governo Estadual disponibilizará linhas crédito em apoio aos profissionais do setor privado
Publicado em 30 de março de 2020
Governo Estadual disponibilizará linhas crédito em apoio aos profissionais do setor privado
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal do Turismo, tem trabalhado, em conjunto aos governos Estadual e Federal, a fim de buscar medidas para minimizar possíveis impactos ao setor turístico ocasionados em decorrência da pandemia do COVID-19.
De acordo com o coordenador da Pasta, Edilson de Moraes, inicialmente, o Estado de São Paulo disponibilizará linhas de crédito para os empresários do setor privado. “Essas ações são voltadas principalmente a hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, agências de turismo, entre outros. Para ter acesso a elas, no entanto, é necessário que o estabelecimento comercial ou prestador de serviços esteja cadastrado no Cadastur”, destaca.
Cadastur
O que é? – É um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, executado pelo Ministério Nacional do Turismo, que atua como um balizador dos serviços ofertados dentro do segmento turístico.
Quem deve se cadastrar? – O registro é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de viagens, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. A emissão do documento também é necessária para o exercício da função de guia de turismo.
Em caráter opcional, podem se cadastrar casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.
Benefícios – O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, tais como incentivo a participação de programas e projetos do Governo Federal e em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais. Além disso, aqueles que se cadastrarem junto ao programa, terão seus serviços divulgados no site do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
Como se registrar – Para cadastrar a empresa ou serviço e passar a fazer parte do mapa turístico brasileiro, basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. A emissão do registro é gratuita.
Saiba mais – Mais informações podem ser obtidas através do site do Cadastur ou junto a Coordenadoria Municipal de Turismo, através do telefone (15) 3531-1749.