A ação envolveu as corporações de todo o Estado de São Paulo

Publicado em 15 de fevereiro de 2022

Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) participa de Operação Melhor Idade Mais Segura

O Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) participou, entre os dias 07 e 11 de fevereiro, da Operação Melhor Idade Mais Segura, desencadeada pelas corporações de todo o Estado de São Paulo.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do município, sargento Caiares, a ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância de medidas para a prevenção de acidentes envolvendo idosos. No município, as ações foram promovidas através dos meios de comunicação, de forma on-line.

“Os dados estaduais mostram um número significativo de ocorrências envolvendo idosos, por isso, é fundamental alertar não só o público da melhor idade, mas também seus amigos, familiares, profissionais da área da saúde, sobre as melhores maneiras para evitar esses incidentes e todas as possíveis implicações envolvidas”, complementa.

Conforme levantamento divulgado pelo órgão, somente no estado de São Paulo, no ano de 2021, 59,21% dos atendimentos do Corpo de Bombeiros nas ocorrências de natureza emergência clínica (auxílio à pessoa com dificuldade de locomoção ou acamada) envolveram idosos.

Eles também representaram 44,24% dos atendimentos do Corpo de Bombeiros nos acidentes pessoais de queda da própria altura, bem como 19,14% dos incêndios no interior de suas próprias residências.

Para evitar acidentes dentro de casa, o Corpo de Bombeiros dá algumas dicas:

– Manter uma iluminação eficiente em todos os cômodos;
– Deixar abajur e telefone próximo à cama;
– Manter objetos pessoais, como óculos, chaves, calçados, próximos à cama;
– Instalar barras de apoio nos banheiros;
– Escolher móveis firmes, pois os idosos costumam apoiar-se para se levantar;
– Instalar pisos antiderrapantes e evitar limpar o chão com produtos que o deixem escorregadios;
– Evitar o uso de chinelos e sapatos inadequados ou em más condições que possam causar quedas;
– Caso queira usar tapetes, optar pelos emborrachados e antiderrapantes, evitando colocá-los próximo a escadas e corredores;
– Se possível, contratar um cuidador;
– Atentar-se para obstáculos no caminho, como fios soltos e objetos no chão.

Em casos de acidentes e emergências, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193.