Prefeitura de Itararé

Publicado em 18 de junho de 2025


CRAS Centenário promove roda de conversa junto às famílias do Conjunto Habitacional Itararé Dilermando Marques Camargo

O CRAS Centenário (Centro de Referência da Assistência Social), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Itararé, promoveu, na quarta-feira (11), a convite da equipe social do CDHU Dilermando Marques Camargo, a atividade denominada “Roda de Conversa com o CRAS”.

A iniciativa teve como principal objetivo apresentar às famílias os serviços, projetos e benefícios ofertados pelo equipamento, reforçando a assistência às comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A mobilização para o encontro aconteceu por meio do envio de convites pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A roda de conversa foi realizada à noite, em frente à residência de um dos moradores que integra o Grupo de Governança Local (GGL). A atividade contou com a presença da coordenadora, Sabrina Holtz, das assistentes sociais Juliana e Rosenilda, e do psicólogo Juberto, que compõem a equipe técnica do CRAS Centenário.

No início, as famílias receberam uma breve contextualização sobre o papel e as responsabilidades do CRAS, enquanto unidade da rede socioassistencial de proteção social básica. Foi destacada a função institucional do serviço na execução do trabalho social junto às comunidades, principalmente na organização, no atendimento às demandas das famílias e na definição de estratégias para a superação de vulnerabilidades.

Na sequência, foram compartilhadas orientações a respeito do Cadastro Único (CadÚnico), a principal ferramenta do Governo Federal para o mapeamento e a avaliação das condições socioeconômicas das famílias, que é atualizado pelas prefeituras, sendo um importante parâmetro para a concessão de diferentes benefícios.

Durante a roda de conversa, a equipe também detalhou os principais programas, serviços e encaminhamentos disponíveis junto ao CRAS, como Bolsa Família, BPC/LOAS, Viva Leite, Tarifa Social, Carteira do Idoso, isenções de taxas, entre outros. Os critérios de elegibilidade para cada um dos programas foram expostos de forma didática, visando proporcionar às comunidades um melhor acesso às políticas públicas às quais têm direito.

Segundo Sabrina Holtz, as famílias participaram ativamente, manifestando dúvidas, compartilhando experiências e buscando orientação junto às trabalhadoras do serviço. “Nossa equipe reforçou que o atendimento é universal para os cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, sendo realizado a partir do atendimento às condições exigidas pelas legislações vigente”, explicou a coordenadora.

Ao final, foram distribuídos dois folders informativos: um preparado pela equipe social, com orientações gerais sobre as políticas públicas, e outro pelo CRAS Centenário, resumindo os principais serviços ofertados pelo centro, sendo essa uma importante ferramenta para apoiar o acesso das comunidades às redes públicas de assistência social.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.