Evento ocorreu na última sexta-feira (10), em Sorocaba (SP)

Publicado em 14 de março de 2023

Cultura de Itararé (SP) participa de Encontro de Municípios de Cultura Tropeira

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, participou, na última sexta-feira (10), do 56º Encontro de Municípios de Cultura Tropeira, em Sorocaba (SP), e da abertura dos trabalhos da Tropeada Paulista 2023.

Na ocasião, esteve representando o município, o responsável pela Pasta, Júlio Calabrez. O encontro contou também com a presença de diversas cidades da região e teve como foco a discussão de políticas públicas voltadas à valorização da cultura tropeira em todo o Estado, além da discussão dos preparativos para realização da Tropeada Paulista 2023.

Conforme Júlio, o encontro serviu para compartilhar as dificuldades encontradas na edição de 2022 da Tropeada entre os municípios participantes e para discutir novas regras para a edição de 2023. “Importante esse encontro no início dos preparativos, para que todas as cidades que receberão as tropas neste ano possam se preparar e se organizar, seja na acomodação, seja no apoio logístico das tropas”, finaliza.

Sobre o evento – Itararé é a cidade escolhida para a partida dos cavaleiros pois é o município que representa o marco zero do movimento dos tropeiros. Conforme a história, o mesmo trajeto percorrido na Tropeada era o caminho feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (RS), com destino a feira de Muares em Sorocaba (SP). A passagem destes desbravadores, datada no século XVIII, contribuiu para o desenvolvimento do estado.

De acordo com a organização do evento, toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes no evento.

Conforme os representantes, a previsão é de que a saída das tropas de Itararé (SP) aconteça no dia 20 de maio, com chegada em Sorocaba (SP) no dia 26 de maio. Na chegada, haverá o tradicional desfile.