A comissão organizadora definiu os horários de chegada e partida de cada uma das cidades participantes

Publicado em 5 de abril de 2024

Cultura de Itararé (SP) promove reunião on-line para tratativas da Tropeada Paulista 2024

A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) realizou, na última quarta-feira (03), uma reunião virtual com a comissão organizadora da Tropeada Paulista.

No encontro on-line, foram definidos horários de chegada e partida, paradas para descanso e alimentação dos muladeiros. Participaram das tratativas o coordenador da Tropeada Paulista, Oraílson Pereira, o coordenador de Cultura e Turismo de Itaberá, Flávio Antônio de Carvalho, e, representando Itararé, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marco Antônio Pereira, e o auxiliar técnico, Mauro Vieira de Barros.

Conforme o secretário, ficou estabelecido o contato com representantes de cada município em que a tropa passará, ficando Itararé responsável pela recepção dos tropeiros no dia 15 de maio, os quais pousarão na cidade, seguindo viagem no dia seguinte.

A tradicional Tropeada segue o caminho que os tropeiros faziam pela região, no século passado, passando por Itaberá (SP), Itapeva (SP), Taquarivaí (SP), Buri (SP), Itapetininga (SP), Alambari (SP), Capela do Alto (SP), Iperó (SP), Araçoiaba da Serra (SP) e Sorocaba (SP).

Cada cidade recebe os tropeiros e os acompanha, com a infraestrutura necessária na travessia, entre os limites de seu território. O município seguinte recebe a tropa da mesma forma, assim sucessivamente em todas as cidades, por todo o trajeto.

Conforme o secretário da Pasta, Marco Antônio, o evento já é tradicional no município. “A Tropeada Paulista já faz parte do nosso calendário oficial de eventos e tem uma representatividade muito forte para a nossa cidade”, comenta.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a participação do município no evento é de grande significado. “Somos o ponto de partida destes centenas de cavaleiros que se dispõem, anualmente, a reviver esse trajeto, revivendo assim, a legítima tradição tropeira que tanto influenciou e influencia na formação cultural de nossa Itararé. Estamos entusiasmados para receber todos os tropeiros e participar desse importante momento”, finaliza.