Encontro contou com a participação de representantes da Biblioteca Municipal, Museu Histórico Municipal e Casa de Cultura

Publicado em 14 de fevereiro de 2023

Cultura de Itararé (SP) realiza reunião de alinhamento com colaboradores dos equipamentos públicos culturais

A Coordenadoria Municipal de Cultura realizou, na última terça-feira (07), uma reunião de balanço e planejamento com os representantes dos equipamentos públicos de cultura do município. Estiveram presentes os representantes da Biblioteca Municipal Dr. Armando de Sales Oliveira, Viviane Thales, Valdirene Venâncio e Isabelle Amaral; do Museu Histórico Municipal Camilo de Melo Pimentel, Janaina Pontes e representando a Casa de Cultura Juquinha Taques, Larissa Silva.

Dentre os assuntos tratados na reunião estiveram os importantes e recentes avanços pelos quais passaram os equipamentos públicos, como a digitalização e modernização na forma em que são realizados os empréstimo dos livros na Biblioteca, a catalogação e inclusão de novos exemplares ao acervo, a recente criação da “Sala de Cinema” no Museu Municipal com o retorno do programa “Cinema Gratuito” às quintas-feiras, e as recentes aquisições e manutenções na Casa da Cultura.

Além do balanço de atividades realizadas no ano de 2022, o momento serviu para projetar as atividades para o ano de 2023, como as comemorações do dia do Livro, dia Nacional da Biblioteca, comemorações do 68º aniversário da Biblioteca Municipal de Itararé, comemorações de 09 de Julho, Semana Maestro Gaya, Semana Jorge Chuéri, entre outras, conforme o calendário cultural do município.

Também foi discutido sobre o retorno do projeto Intercâmbio de livros, desenvolvido pela professora Valdirene, há 12 anos, interrompido pela pandemia da COVID-19, cujo objetivo é a troca de experiências e de exemplares entre leitores, resgate de obras e do público para a leitura.

Conforme a responsável pelo projeto, Valdirene, o intercâmbio sofrerá algumas alterações a fim de ser aprimorado, “o Intercâmbio de Livros existe há 12 anos dentro da Biblioteca Municipal, e a pedido do Coordenador Júlio estaremos dentro dos próximos dias elaborando um calendário com os locais e as datas para o retorno do projeto em 2023, em um formato um pouco diferente, que será anunciado em breve”, finaliza.

Outro ponto discutido na reunião foi o retorno da agenda de visitas escolares às exposições e ao acervo desses equipamentos culturais, além das novas regras e horários que serão divulgados pela Coordenadoria de Cultura.

De acordo com o Coordenador da pasta da Cultura, Júlio Calabrez, a reunião serviu não somente para pontuar os recentes melhoramentos desses espaços, como também trabalhar o desenvolvimento de atividades conjuntas entre eles, de acordo com o calendário cultural do município. “Como esses equipamentos estão vinculados à Coordenadoria de Cultura, aproveitamos o calendário cultural do município e o planejamento de eventos de 2023 para inserir as atividades dentro da programação desses espaços culturais”, finaliza.