Publicado em 5 de novembro de 2025
Em média são feitos 200 atendimentos diários, o que representa aproximadamente 4.630 pacientes atendidos por mês
A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CVET (Central de Vagas e Encaminhamento de Trânsito), tem se destacado pelo trabalho intenso e comprometido na organização e transporte de pacientes para atendimentos em diversas cidades do Estado de São Paulo e também de outros estados.
Atuando com dedicação e logística cuidadosamente planejada, o setor realiza, em média, 200 atendimentos diários, o que representa aproximadamente 4.630 pacientes atendidos por mês, totalizando cerca de 500 viagens. “Essa estrutura é essencial para garantir que os itarareenses recebam atendimento médico especializado com segurança, conforto e pontualidade”, destaca o coordenador do CVET, Matheus Nogueira.
Atualmente, 32 veículos estão diariamente a serviço da Saúde, conduzindo pacientes a destinos como Itapeva (SP), Itapetininga (SP), Sorocaba (SP), Salto (SP), Itu (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Campo Largo (PR), Assis (SP), Apiaí (SP), Avaré (SP), Capão Bonito (SP), Bauru (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), Barretos (SP), entre outras.
O CVET conta com uma equipe formada por 10 colaboradores, entre 03 servidores efetivos, 02 cargos em comissão, 01 estagiário, 01 jovem aprendiz e 03 estudantes do programa CIEE. São profissionais que trabalham diariamente com comprometimento e sensibilidade, garantindo o bom funcionamento de todo o sistema, desde o planejamento das viagens até o acolhimento dos pacientes no embarque.
Segundo Matheus, nos últimos meses, foram implementadas melhorias na logística e no planejamento das viagens, o que trouxe resultados expressivos, como redução do tempo de espera, melhor aproveitamento da frota e mais conforto aos passageiros.
O CVET também atua com itinerários fixos e programados, adaptando o tipo de veículo conforme o número de pacientes transportados. Entre os principais horários de saída estão:
- 00h: São Paulo
- 01h: Jaú
- 02h: Itapetininga / Sorocaba / Itu / Salto
- 04h30: Itapeva
- 06h: Itapetininga / Sorocaba / Itu / Salto
- 10h30: Itapeva
“Além disso, veículos de pequeno porte e ambulâncias são escalados conforme a distância e os horários de consultas e exames, garantindo maior flexibilidade no atendimento”, explica o coordenador.
Atualmente, o município conta com 14 pontos de embarque estrategicamente distribuídos em diferentes regiões da cidade, incluindo locais como Cofesa 02, Escola Newton Marques, Santa Casa, Jardim Alvorada, Jardim Santa Terezinha, CDHU Ponte Seca, Rodoviária e outros.
A frota municipal de Itararé é composta por oito veículos de pequeno porte, oito ambulâncias, uma van, três micro-ônibus, dois veículos de 6 lugares e uma Kombi, além dos veículos da empresa terceirizada Nexprime, que complementa o serviço com quatro micro-ônibus, seis vans e nove Doblôs.
Conforme ainda Matheus, o trabalho do CVET vai além do transporte: “o município mantém uma Casa de Apoio em Jaú (SP), destinada à hospedagem de pacientes e acompanhantes em tratamento prolongado. Durante as viagens, os usuários também recebem kit lanche, composto por suco, água, bolacha e bolinho, garantindo alimentação básica e conforto durante o deslocamento”, detalha.
Com plantão 24 horas para emergências, o CVET está localizado no prédio da rodoviária, localizada à rua Frei Caneca, 1355. O whatsapp para contato é 15 – 99619-20257.

