Agentes participaram de treinamento em Sorocaba nesta terça-feira (17)

Publicado em 18 de maio de 2022

Defesa Civil de Itararé (SP) deflagra Operação Estiagem 2022

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Defesa Social, deflagrou, nesta semana, o início da Operação Estiagem 2022, realizada pela Defesa Civil do município.

Para as ações, que acontecerão entre maio e setembro, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) participaram, nesta terça-feira (17), de treinamento especializado, no município de Sorocaba (SP).

Conforme o secretário municipal de Defesa Social, Alisson Riveli, o treinamento integra a Operação Corta Fogo do Estado de São Paulo. “Neste ano, o objetivo da Operação é preservar as áreas de mata, monitorar a fauna e prevenir doenças respiratórias causadas pelas queimadas”, explica.

Operação Corta Fogo – A Operação Corta Fogo é lançada pelo Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, com a finalidade de reduzir os focos de incêndio no Estado, reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundas das queimadas, proteger as áreas com cobertura vegetal contra incêndios, erradicar a prática irregular do uso do fogo e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A Operação é composta por diversos órgãos estaduais, como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Fundação Florestal (FF) e Instituto Florestal (IF).

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP) participaram de treinamento especializado em Sorocaba (SP), nesta terça-feira (17)