Publicado em 7 de fevereiro de 2025

Medida deve durar aproximadamente 15 dias e não garante isenção de multas em casos de infração
O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Itararé (SP) pausou, nesta sexta-feira (7), alguns radares da cidade. A medida visa uma maior conscientização sobre a importância do controle de velocidade para a segurança de todos, bem como a implantação de sinalização adequada orientando melhor os motoristas.
Segundo o diretor do Demutran, Paulo Roberto de Morais Junior, os radares são dispositivos eficazes para um trânsito de qualidade, tendo como objetivo principal evitar atropelamentos e mortes. “O radar além de controlar o excesso de velocidade dos veículos em vias públicas, contribui para a redução do número de acidentes e preservação de vidas”.
Em Itararé, 13 equipamentos foram instalados em novembro de 2024, e desde então vem dividindo opiniões. Uns apostam na eficácia para qualidade do trânsito e outros acreditam que o radar é ferramenta que onera o bolso.
Além disto, embora a atual gestão já tenha realizado recentemente a aferição dos dispositivos, e confirmado sua eficácia através de laudo emitido pela empresa responsável ETT (Esteio Tecnologia em Trânsito), há questionamentos sobre o funcionamento adequado destes.
Desta maneira, foi determinado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, que os radares mais uma vez sejam aferidos tecnicamente junto ao INMETRO. Conforme o secretário da Pasta, Luís Celso Almeida, “nestes dias que os radares estarão pausados, além da averiguação pelo órgão, estaremos intensificando a orientação e sinalização, bem como a importância do equipamento principalmente em áreas escolares”.
Paulo de Morais ressalta que desde a instalação dos dispositivos o número de infrações vem reduzindo gradativamente semana a semana. “Temos comprovado que os motoristas estão mais conscientes e dirigindo com mais cautela e isto só traz benefícios a todos. Ao motorista que evita acidentes e aos pedestres que podem andar com mais tranquilidade”.
A pausa nos radares está prevista pelo período de aproximadamente 15 dias a contar desta sexta-feira. Após a nova aferição, eles voltam a operar normalmente.
O Demutran alerta que a pausa não garante a isenção de multas. “Se após a aferição do INMETRO nada for constatado de irregular, todas as infrações cometidas durante este período serão validadas”, explica Paulo de Morais.
Conforme ainda o departamento, os equipamentos instalados próximos às áreas escolares não foram pausados por medidas de segurança, pois o ano letivo já iniciou.