Publicado em 12 de maio de 2017

Departamento Municipal de Trânsito de Itararé (SP) promove movimento ‘Maio Amarelo’

Objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo

A Prefeitura de Itararé (SP), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), promove nesta sexta-feira (12), a partir das 18 horas, uma mobilização em prol do movimento internacional, ‘Maio Amarelo’.
O evento será na rua São Pedro, nas proximidades da Praça Francisco Alves Negrão, onde agentes de trânsito e a guarda civil municipal estarão presentes fazendo orientação. Também participarão da ação o superintendente regional do Detran, Adauto Rocha Teixeira Júnior e o prefeito, Heliton do Valle.
O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, colocando em pauta o tema segurança viária e assim mobilizar o maior número de pessoas possível.
“É um movimento voltado a estimular os cidadãos a adotar um comportamento mais seguro nas ruas, levando em consideração a preservação da vida. Por isso, faço questão de estar presente”, afirma Do Valle.
Segundo explica o diretor de trânsito, Bruno Marcos da Silva, o Maio Amarelo, é uma ação, não uma campanha; cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Ainda de acordo com o Departamento, a motivação para o movimento ‘Maio Amarelo’ não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.
“Todos sabem os cuidados que precisam ser tomados ao dirigir ou como atravessar uma rua, mas infelizmente os maiores problemas estão nas atitudes inconsequentes como beber, não usar o cinto de segurança, capacete, falar ao celular enquanto dirige, entre outras infrações. São por situações assim que hoje 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana”, observa Bruno.

O Amarelo
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.