O Programa contou com cinco encontros, tendo como público-alvo pessoas com deficiência, usuárias dos serviços oferecidos pela APAE

Publicado em 27 de novembro de 2023

Desenvolvimento Social de Itararé (SP) promove jantar de negócios com participantes do Programa Acessuas Trabalho

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, na última quarta-feira (22), um jantar de negócios com os participantes do Programa de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho.

Nesta edição do Programa, o público-alvo foi pessoas com deficiência, usuárias dos serviços ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. No total, foram realizados cinco encontros nas instalações do Cras Novo Horizonte.

O evento contou com a participação do empresário Marcelo Francisco Félix Rodrigues (Somafra Contabilidade), que, na oportunidade, discorreu sobre trabalho, currículo e perfil profissional.

Em encontro anterior com os usuários do Acessuas, o Sr. Valdecir Santos, representando a Fort Paletes, falou sobre os processos de contratação de pessoas com deficiência e sobre a filiação da empresa ao Projeto Diversidade+ da APAE de Itararé.

Entre os convidados para o encontro final, estavam: os familiares dos usuários, a secretária da Pasta de Desenvolvimento Social, Maria Paula de Nigris Favier, a coordenadora do Cras Novo Horizonte, Layra Pinheiro, e, representando a APAE, Cyntia Muller e Ana Garcia.

Para a coordenadora municipal do Acessuas Trabalho, Tais Wessen, preparar esse público para o mercado de trabalho é fundamental para avançar nas questões que versam sobre a inclusão social de pessoas com deficiência. Complementando a fala de Tais, a assistente social responsável pela execução do Programa, Kelin Vizgarra, pontua que “é necessário que essas pessoas tomem consciência do potencial profissional que têm e que elas podem sim ocupar esses espaços. Além disso, é importante que adquiram meios de lutar por seus direitos. O Acessuas veio contribuir nesse aspecto”, finaliza.

Ao final do ato, tanto os participantes quanto os convidados foram certificados pela participação e colaboração no processo.

Saiba mais – O Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Dentre as ações realizadas, estão:

– Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;
– Desenvolvimento de habilidades e orientações para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;
– Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho; e
– Articulação com outros programas e serviços da assistência social e demais áreas, como saúde, educação e trabalho; acompanhar usuários que ingressem no mundo do trabalho, dentre outras ações.