Ação acontecerá na praça São Pedro, das 09h às 15h

Publicado em 16 de dezembro de 2022

Dezembro Vermelho: Saúde de Itararé (SP) realiza Dia D de testes rápidos de HIV neste sábado (17)

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria municipal de Saúde, realizará, neste sábado (17), um mutirão de testes rápidos de HIV.

A ação, que faz parte da campanha Dezembro Vermelho, acontecerá na praça Francisco Alves Negrão (praça São Pedro), das 09h às 15h.

Conforme a secretária da Pasta, Silvia Pontes Barreiro, o teste é indolor, gratuito e sigiloso. “Por meio do teste rápido, é possível identificar infecções sexualmente transmissíveis que podem afetar qualquer pessoa. O diagnóstico precoce possibilita começar o tratamento o quanto antes e impedir a transmissão do vírus”, enfatiza.

HIV/AIDS – A Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Objetos cortantes e perfurantes usados em consultórios de
dentista, em estúdios de tatuagem e clínicas de acupuntura também correm o risco de estarem contaminados. Todos devem exigir e certificar-se que os materiais estão esterilizados e, ou que, em caso de itens descartáveis, que sejam substituídos.

O vírus HIV pode ser transmitido de diversas maneiras e para cada uma delas é preciso cuidados específicos para que não haja a transmissão. A Aids ainda não tem cura, mas existe tratamento que garante uma melhor qualidade de vida para o paciente.