Publicado em 17 de novembro de 2014
Publicado em: 17 de novembro de 2014 às 9:15
Nesta quinta-feira, 20, ocorre o feriado municipal dedicado à Consciência Negra.
Decretado como Lei Municipal nº 2833, de 19 de dezembro de 2003, o feriado civil tem por intuito homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra.
O dia da Consciência Negra, cunhado em 1978 perante ações do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial, tem, entre suas implicações, o objetivo de rememorar a participação do negro na construção do social brasileiro e propor o debate sobre a ainda existente desigualdade acondicionada pelas questões de cor.
O 20 de novembro foi eleito pelos setores da comunidade negra como marca da resistência por seu significado simbólico, pois a data foi dada em 1971 por pesquisadores rio grandenses do Grupo Palmares como a da morte de Zumbi dos Palmares, ligando-se então ao sentido de liberdade, visto que o até então celebrado 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, não era de grande significância, afinal a medida apenas aboliu a escravatura sem dar suporte a classe que foi então relegada a marginalidade.
Esta semana contou, então, com diversos eventos ligados à II edição do projeto Com Ciência para marcar a importância da data, tendo como fechamento a mesa de debate “Consciência Negra: memória e resistência” que ocorre a partir das 20 horas no Auditório Prof. Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé junto a apresentações de música e dança desenvolvidas pelas escolas municipais na Praça Francisco Alves Negrão.