Sistema permite conexão direta do município com o Governo do Estado e União

Publicado em 27 de junho de 2024

Dos 32 municípios da 16ª Região Administrativa, Itararé (SP) é a primeira cidade a implantar o SEI Cidades

Itararé (SP), dando continuidade ao processo de digitalização e modernização dos processos, foi a primeira cidade da 16ª Região Administrativa, composta por 32 municípios, a aderir e implantar o SEI Cidades.

O sistema, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), trata-se de uma plataforma de gestão eletrônica de documentos e processos, gerenciada pelo Governo do Estado desde o início de 2023. Neste ano, através da parceria, o SEI Cidades foi oferecido aos 645 municípios do Estado.

A adesão à ferramenta estadual aconteceu em no dia 08 de abril deste ano, em Itapeva (SP), e foi colocada em prática na última segunda-feira (24). Em pouco mais de um mês, o sistema foi implementado no dia a dia da gestão, efetivando a conexão direta com os órgãos estaduais e federais.

Itararé, que já está no processo de transformação digital desde 2021, com a implantação do Itararé Sem Papel, agora, com o SEI Cidades, garante ampla democratização do acesso aos serviços.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a parceria vem para reforçar as iniciativas de desburocratização dos processos. “Nossa gestão preza pela facilidade de acesso às informações e aos serviços prestados aos nossos itarareenses. Estamos em contínua busca por mais eficiência e agilidade em nossas ações e a modernização oferecida agora pelo SEI Cidades vem para complementar esse trabalho. Com orgulho, somos a primeira cidade da região a implantar o sistema e estabelecer uma ligação ainda mais direta com os órgãos estaduais e federais”, finaliza.

Saiba mais – O sistema, que já era utilizado pelo TRF-4, foi lançado, oficialmente, em fevereiro deste ano pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, através da Secretaria de Gestão e Governo Digital, com apoio da Prodesp para a implantação e sustentação do sistema.

O SEI Cidades tem, então, a finalidade de reduzir a burocracia e instituir o plano estratégico de transformação digital a todos os municípios paulistas, promovendo a modernização do setor público, melhorando a eficiência e a transparência dos serviços oferecidos à população, agilizando os processos internos e reduzindo o uso de papel.