Publicado em 5 de janeiro de 2017

E.M Adriano Queiroz Pimentel é campeã nacional do Programa Educação Viária é Vital

A Escola Municipal Adriano Queiroz Pimentel ganhou o prêmio nacional do Programa Educação Viária é Vital, da Fundação Mapfre. A cerimônia de premiação aconteceu entre os dias 1 e 3 de dezembro em São Paulo, onde reuniu municípios de todo Brasil.

Na ocasião a coordenadora da escola, Márcia Sales, apresentou o projeto desenvolvido pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental I, que teve como tema “Transformando Meus Caminhos”.

“Foi uma presente maravilhoso para a escola, o projeto foi pensado para uma conscientização profunda sobre o lugar em que vivemos e como podemos ser agentes transformadores da nossa realidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas de nossa comunidade. Sem a equipe maravilhosa que me acompanha isso não seria possível, principalmente a professora Marivalda que foi minha grande parceira neste projeto”,

Além do prêmio a escola ganhou notebook, jogos didáticos sobre o trânsito, e como prêmio para os alunos a escola ofereceu uma tarde de brincadeiras e sorvetes na Associação Atlética Banco do Brasil.

Educação Viária Vital

Como parte integrante dos projetos desenvolvidos pela FUNDACÍON MAPFRE, o Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. Trata-se de um Programa integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento. A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.  O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, portanto, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e, acima de tudo, mais humana. O Programa Educação Viária é Vital trabalha de forma especial com o tema “Educação para o trânsito”, e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

educa viaria vital