Indígenas são da cidade de Itaporanga (SP)

Publicado em 21 de maio de 2024

E.M.P.E.I Prof. Juracy Martins de Itararé (SP) recebe visita da Aldeia Tekoá Porã

A Escola Municipal do Programa de Ensino Integral Juracy Martins, de Itararé (SP), recebeu, no dia 10 de maio, a visita dos indígenas da Aldeia Tekoá Porã do município de Itaporanga (SP).

Os visitantes foram recepcionados pela diretora Maria Cláudia Kryzyzanowski e pelos alunos acolhedores da unidade escolar.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação da professora da Aldeia, Rosa Marcolino da Silva, que apresentou sobre o cotidiano na comunidade e os desafios na preservação da cultura.

Em seguida, o cacique Durã apresentou como é a vivência na aldeia, apresentou as danças e as tradições, além de explicar como são escolhidos os nomes com os quais são batizadas as crianças que nascem na comunidade.

Ainda imersos nas apresentações, os alunos contemplaram a oração do pai, apresentada na língua tupi guarani, dentre outros cânticos. Encerrando as atividades, os alunos também puderam participar da dança do guerreiro, tirar dúvidas com os indígenas e contemplar o artesanato produzido pelas famílias indígenas.

Conforme a diretora, foi um momento de encontro com sentimento de pertencimento. “Não só para os alunos, mas para toda a nossa comunidade escolar foi um momento de experiência única, de descoberta de identidade. Sem dúvidas, contribuiu muito para o enriquecimento cultural de todos nós”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, proporcionar vivências na prática é essencial para a formação dos estudantes. “Mais do que apresentar os tradicionais conhecimentos aos nossos alunos, ações de aproximação e de experiências culturais como essa são altamente benéficas para a formação cultural e social de nossos jovens, através da vivência, do contato e da sensação de pertencimento”, finaliza.