Instituição desenvolveu ações de conscientização dos estudantes sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo
Publicado em 12 de abril de 2022
O dia 06 de abril, escolhido como o Dia Mundial da Atividade Física, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o dia 07 de abril, como o Dia Mundial da Saúde, foram celebrados em um cronograma especial de atividades na Escola Municipal Prof. Juracy Martins, em Itararé (SP).
O objetivo principal foi lembrar a todos que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde, através da proposta de atividades como: basquete, dança, alongamentos, Jiu Jitsu, xadrez e dama, com a promoção de ações de conscientização dos estudantes sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo.
A Assessora Técnica Pedagógica de Educação Física, Jéssica Carneiro Benetti, responsável pelo projeto, explica: “ o importante é promover o máximo de experiências e vivências aos nossos estudantes, através dos esportes e atividades de lazer, para que haja a fruição, identificação e apropriação, e se tornem um hábito saudável para a vida”.
O projeto contou com a parceria da equipe gestora e de professores da E. M. Prof. Juracy Martins e de alguns professores: Aline Mendes (professora de Dança do Studio Alada); Marcos Ribeiro (sensei de JiuJitsu do Fight Fitness); Adolfo Pereira (professor de Xadrez e Damas da Coordenadoria Municipal de Esportes); João Luis Ribeiro dos Santos (professor de Basquete da Coordenadoria Municipal de Esportes); Pedro Henrique Monteiro de Almeida, Lais Laitz e Wellington R. P. P. Marcondes (professores de Educação Física da E. M. Prof. Juracy Martins).
Algumas empresas da cidade contribuíram com brindes que foram sorteados para os alunos A atividade também contou com a participação especial da Faculdade e Universidade UniCesumar com sorteios de aulas experimentais e brindes.
Segundo a secretária Municipal da Educação, Andréia Almeida, “a escola é o espaço ideal para conscientização e levantamento de problemáticas da sociedade, como o sedentarismo, assim como a adoção de hábitos saudáveis”.
De acordo com o prefeito, Heliton do Valle, é preciso ampliar a compreensão do papel da prática esportiva e de atividades físicas como ferramenta para melhorar a qualidade de vida. “O foco deve ser a promoção da saúde e não somente o tratamento e/ou prevenção de doenças”, destaca.