Iniciativa acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Educação de Itararé (SP) inicia atividades do Programa Bombeiro na Escola

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros, iniciou na última quinta-feira (22) e sexta-feira (23), o programa “Bombeiro na Escola”.

A ação, ministrada pelos bombeiros educadores, soldado PM de Itapeva (SP), Adevanir Theodoro, e soldado PM de Itararé (SP), Josuel Everton Caetano, tem por objetivo promover e difundir ensinamentos relacionados à prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros, através de aulas teóricas e práticas.

Durante as atividades, os alunos recebem material exclusivo do Programa e orientações de como evitar afogamentos, acidentes de trânsito, acidentes de lazer e, ainda, como agir em casos de acidentes.

Também são abordadas orientações de como acionar o Corpo de Bombeiros, apresentação do tetraedro do fogo e as classes de incêndio, os agentes extintores, as principais causas de incêndios, o uso de gás liquefeito de petróleo e natural e a conduta correta em caso de incêndio.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, “as crianças e adolescentes que participam do Programa tornam-se multiplicadores de informação, levando os conhecimentos adquiridos através de forma lúdica e didática”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a atividade contribui para a formação de cidadãos conscientes. “Além dos ensinamentos valiosos que os profissionais concedem aos nossos estudantes, o Programa Bombeiro na Escola desperta em nossos pequenos o senso de cidadania e responsabilidade social, tornando-o um cidadão ativo e responsável”, finaliza.

Saiba mais – O Programa Bombeiro na Escola consiste no encontro de um Bombeiro Educador, com alunos do 4º anos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e do 8º ano, dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itararé. São realizados dois encontros, com duração de quatro horas-aula cada.