Foi também realizada atividade festiva nas escolas na terça-feira (02)

Publicado em 3 de abril de 2024

Educação de Itararé (SP) promove 1ª caminhada de conscientização do Autismo

Participaram também a comunidade escolar, os pais, familiares e alunos do Centro.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última segunda-feira (01), a “1ª Caminhada de conscientização do autismo” com a equipe multiprofissional do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (CAEEI), junto a comunidade escolar, os pais, familiares e alunos do Centro. O Centro atende, atualmente, 201 alunos da Educação Especial, sendo 100 autistas, com uma equipe formada por duas psicólogas, quatro psicopedagogas, uma fonoaudióloga, doze professoras da sala de recursos multifuncional, estagiários, uma auxiliar de serviços gerais, um motorista, uma assessora técnica pedagógica e uma supervisora.

A supervisora do Centro, Ana Maria Ribas de Oliveira, ressalta que “o intuito deste evento é mobilizar a sociedade para a causa, dando visibilidade e divulgação sobre o tema”. Informa também que no mês de abril haverá outros eventos em comemoração ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, entre eles uma festa com brinquedos e lanche para os alunos e familiares no Centro, realizado na terça-feira (02), além de palestra para os pais e formação específica para estagiários que auxiliam os professores com alunos público-alvo do AEE, abordando o tema da campanha do autismo, valorizando suas capacidades e respeitando o limite dos alunos.

Segundo a secretária da Pasta, Andréia Almeida, presente no evento, “assim como a data comemorativa de 2 de abril, a iniciativa tem o objetivo de promover conhecimento sobre o transtorno do espectro autista (TEA), bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a ação é essencial para a conscientização. “A cada ano, estamos avançando no processo de conscientização de nossos itareenses. O tema autismo vem sendo amplamente debatido e trabalhado, através do CAEEI, das escolas e das nossas ações. A tradicional caminhada é um dos marcos deste importante dia. Ficamos felizes com os resultados já alcançados e, principalmente, com o envolvimento da população”, finaliza.