Encontro foi dividido em dois períodos
Publicado em 19 de agosto de 2019
Encontro foi dividido em dois períodos
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 12 de agosto, a 7ª Orientação Técnica para coordenadores pedagógicos.
Tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o encontro foi dividido em dois períodos.
No período matutino, sob a supervisão dos assessores técnicos-pedagógicos de Matemática, Elison Henrique (Anos Finais) e Jocimara Quaresma (Anos Iniciais), o objetivo foi sistematizar as ações da Secretaria Municipal de Educação e empregar as operações fundamentais com números naturais e suas aplicações.
Conforme eles, o objeto de conhecimento desenvolvido foi a multiplicação, através de ideias associadas, algoritmos e situações-problema. “É relevante pensar estratégias, construir caminhos, abordar sequências didáticas que contribuam para a solidificação de um ensino de qualidade. Nossa meta é o desenvolvimento integral de cada educando e planejar uma boa aula é um fator indispensável para alcançarmos esse propósito”, pontuam.
No período vespertino, sob a orientação das assessoras técnicas-pedagógicas dos Anos Iniciais, Claudinéa Suzi Soares Halcsik e Tânia M. de O. Machado, os objetivos foram retomar a importância das atividades permanentes em todos os anos do Ensino Fundamental, refletir sobre possibilidades pedagógicas e analisar as condições didáticas para o avanço significativo dos alunos, sendo garantidas no planejamento das atividades.
Segundo as educadoras, para isso, foram desenvolvidas atividades permanentes do 1º ao 5º ano e específicas de alfabetização. “Devemos ter um olhar afinado e mais preciso para atingir as expectativas de aprendizagem dos educandos”, enfatizam.
Elas acrescentam que, de acordo com o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), os descritores apontam quais são as habilidades de alfabetização na leitura e escrita, portanto, as atividades permanentes devem ser realizadas de forma adequada, conforme orienta o Guia dos professores do Programa Ler e Escrever. “É imprescindível também investir nas atividades de alfabetização para garantir um processo de ensino continuado, sem lacunas de um ano para o outro”, finalizam.