Prefeitura de Itararé

Encontro foi dividido em dois períodos

Publicado em 19 de agosto de 2019


Educação de Itararé (SP) promove 7ª Orientação Técnica para coordenadores pedagógicos 

Trabalho foi realizado pelos assessores técnicos pedagógicos de Matemática

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 12 de agosto, a 7ª Orientação Técnica para coordenadores pedagógicos.

Tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o encontro foi dividido em dois períodos.

No período matutino, sob a supervisão dos assessores técnicos-pedagógicos de Matemática, Elison Henrique (Anos Finais) e Jocimara Quaresma (Anos Iniciais), o objetivo foi sistematizar as ações da Secretaria Municipal de Educação e empregar as operações fundamentais com números naturais e suas aplicações. 

Conforme eles, o objeto de conhecimento desenvolvido foi a multiplicação, através de ideias associadas, algoritmos e situações-problema. “É relevante pensar estratégias, construir caminhos, abordar sequências didáticas que contribuam para a solidificação de um ensino de qualidade. Nossa meta é o desenvolvimento integral de cada educando e planejar uma boa aula é um fator indispensável para alcançarmos esse propósito”, pontuam. 

No período vespertino, sob a orientação das assessoras técnicas-pedagógicas dos Anos Iniciais, Claudinéa Suzi Soares Halcsik e Tânia M. de O. Machado, os objetivos foram retomar a importância das atividades permanentes em todos os anos do Ensino Fundamental, refletir sobre possibilidades pedagógicas e analisar as condições didáticas para o avanço significativo dos alunos, sendo garantidas no planejamento das atividades. 

Segundo as educadoras, para isso, foram desenvolvidas atividades permanentes do 1º ao 5º ano e específicas de alfabetização. “Devemos ter um olhar afinado e mais preciso para atingir as expectativas de aprendizagem dos educandos”, enfatizam. 

Elas acrescentam que, de acordo com o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), os descritores apontam quais são as habilidades de alfabetização na leitura e escrita, portanto, as atividades permanentes devem ser realizadas de forma adequada, conforme orienta o Guia dos professores do Programa Ler e Escrever. “É imprescindível também investir nas atividades de alfabetização para garantir um processo de ensino continuado, sem lacunas de um ano para o outro”, finalizam.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados