Prefeitura de Itararé

A capacitação foi ministrada pela professora especialista em Dança e Consciência Corporal, Marília Camargo Araújo

Publicado em 27 de abril de 2023


Educação de Itararé (SP) promove capacitação de Dança na Escola

A formação teve como objetivo capacitar os professores para a tematização da Dança na Escola

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na última segunda-feira (24), a capacitação para professores de Arte e Educação Física, com o tema Dança na Escola.

De acordo com as assessoras técnicas de Educação Física, Jéssica Benetti, e de Arte, Denise Bruno, a formação teve como objetivo capacitar os professores para a tematização da Dança na Escola, abordando os assuntos: conceito de Dança: reflexões sobre o ato intencional para dançar, sobre expressão de sentimentos e emoções; dança como manifestação da cultura corporal; metodologia da dança na escola e reflexões sobre os conteúdos curriculares no ensino fundamental anos iniciais e anos finais.

A capacitação foi ministrada pela professora especialista em Dança e Consciência Corporal, autora de capítulos de livros, colunista na página Brincadeiras e Jogos, Marília Camargo Araújo.

Durante o encontro, também foram abordadas questões a serem problematizadas na escola junto aos alunos: Só as meninas podem dançar? O que é dança? Para dançar é preciso um padrão ou seguir coreografias? Entre outras questões, trouxe o debate sobre estereótipos e preconceitos relativos às danças e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

Conforme a assessora técnica de Educação Física, Jéssica Benetti, “o mais importante é inserir os estudantes no universo da dança, fazer com que expressem suas emoções através do corpo, que descubram as possibilidades de movimentos corporais e gestos, que conheçam os espaços, que sintam o ritmo, a fluência, e que desenvolvam a consciência do próprio corpo. Dançar faz parte de quem a gente é, traduz nossa cultura e nossos sentimentos. Dançar é uma das mais antigas expressões humanas, é uma linguagem que revela hábitos e costumes dos povos”.

Para a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, “devemos incentivar a formação continuada, a apropriação dos saberes pelos professores, proporcionar momentos de troca de experiências, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente, para que tenhamos uma educação de qualidade”.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados