Ação aconteceu na sexta-feira (06), no núcleo ambiental

Publicado em 9 de outubro de 2023

Educação de Itararé (SP) realiza encerramento do Projeto Trilha Ecológica

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última sexta-feira (06), o encerramento do Projeto Trilha Ecológica – Anos Finais, lançado em abril deste ano. O evento aconteceu na Sala de Educação Ambiental, no núcleo ambiental, com a exposição dos estudantes envolvidos.

Promovendo atividades extraclasses interdisciplinares, a iniciativa, que envolveu conteúdos da Educação Física e Arte com a temática ambiental, teve como objetivo explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural, reduzindo os impactos de degradação ambiental, através das narrativas desenvolvidas durante o trajeto das trilhas, estimulando o interesse pela pesquisa.

A metodologia aplicada envolveu procedimentos básicos como o levantamento de informações sobre a localização, atividades de Educação Física aplicadas antes e durante o trajeto percorrido, e a Arte na natureza sendo fonte de inspiração para que os alunos pudessem fazer suas representações em quadros, esculturas e fotografias, além dos ensinamentos sobre a importância da arte sustentável.

A trilha ecológica foi realizada por professores de Educação Física, professores de Arte, com alunos da 8º e 9º ano das Escolas Municipais do Ensino Fundamental dos Anos Finais E.M.C Profª Alice Fonseca Braga, E.M.C Profª Andréa Ferraz de Oliveira, E.M Profº Juracy Martins e E.M Pres Juscelino K de Oliveira, envolvendo aproximadamente 160 alunos.

Para a secretária da Pasta, Andréia Almeida, “a iniciativa possibilita fazer novos amigos e aprender novas culturas, além de ser uma oportunidade de estar em contato com belas e deslumbrantes paisagens que nunca foram manipuladas pelo homem”.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, a educação ambiental é essencial. “Promover ações educativas, que vão além do aprendizado na sala de aula e colaboram com a formação de cidadãos conscientes é a nossa missão”, destaca.